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segunda-feira, 2 de setembro de 2013


O professor deve estar em constante aprendizado. Este deve ser um processo de transformação individual que gera mudanças no contexto pedagógico.

 O que é ser professor hoje?


O papel do professor nesta nova era digital, onde todos têm acesso às tecnologias em rede e, todos já apresentam habilidades para usar estas tecnologias é de utilizar práticas significativas para os alunos, que contribuam para a construção do conhecimento e também para formação deles.
Ser professor hoje é tentar atender as expectativas dos alunos utilizando as informações desse novo mundo digital como forma de trocar conhecimentos e experiências.
Dessa forma, faz-se necessária a incorporação destas novas tecnologias às práticas de ensino aprendizagem.
Como as mídias digitais fazem parte do cotidiano da atual geração de crianças e jovens, o professor não pode ficar longe desta realidade. É importante explorar as diversas potencialidades pedagógicas das novas tecnologias de informação e da comunicação em projetos e atividades significativas para os alunos. Além do mais, o professor da atualidade deve encorajar os estudantes a trocarem experiências, opiniões e atitudes em relação ao uso das tecnologias na educação.

Quem sou eu (professor) nesse contexto?


A música da Campanha da Organização Não Governamental Movimento Todos Pela Educação, já dizia: "Todo bom começo tem um bom professor", para tanto acredito que como professora sou responsável e tenho em minhas mãos o poder de abrir fronteiras, não se acomodar e buscar novas soluções, atitudes que possam contribuir na transformação da realidade de nossos estudantes.
O professor neste novo contexto que se apresenta onde as tecnologias de informação chegam às crianças e jovens antes mesmo da escola, deve de fato proporcionar aos estudantes o caminho correto para usarem às mídias mostrando-lhes que nem tudo é bom e correto; mostrando-lhes que devemos filtrar informações relevantes e não relevantes para ai sim construir pontos de vista e criar opiniões.
Como educadora tenho como convicção e objetivo preparar meus estudantes para serem sujeitos mais críticos, flexíveis e participativos, capazes de enfrentar esta nova cultura da aprendizagem.
Não devemos temer usar as tecnologias, devemos sim buscar apoio dos estudantes que já estão familiarizados com o universo digital.
O professor que abre fronteiras e se desafia no cotidiano se torna de fato um agente transformador de opiniões e aprendizagens.

Quem sou eu como professor e aprendiz?


Como professor e aprendiz sou capaz de mudar concepções, estar sempre aberto à novas aprendizagens e capacitações.
Repensar currículos levando em conta a realidade dos alunos e formação dos professores. Dessa forma estaremos em constante evolução de pensamento.
Devemos criar projetos pedagógicos que levem em conta o interesse e curiosidade dos alunos e estar em plena formação continuada, articulando ao contexto de trabalho do professor a necessidade de cada sujeito participante no processo de aprender.

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